11. A linguagem da criança no contexto das redes sociais digitais

Autores

  • DENUCCI, Moniki Aguiar Mozzer (UENF)
  • WILLIAMS, Elizabeth Matilda Oliveira (UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     O estudo do desenvolvimento refere-se aos processos internos de crescimento, em uma coordenação entre o sistema nervoso e o desenvolvimento das funções mentais. Assim, seu estudo resume em compreender a sua subjetividade, a consciência e a apropriação a linguagem, reconhecendo as diversidades da espécie humana, compreendendo a sua condição e singularidade a partir das suas determinações biológicas e das relações sociais, bem como suas manifestações afetivas e comportamentais. O objetivo do presente trabalho foi trazer uma reflexão acerca da linguagem em crianças de 2 a 4 anos de idade no contexto do uso das redes sociais digitais. A pesquisa justificou-se, pois, a infância mostra-se um desafio na medida em que o acesso às redes sociais se torna cada vez mais amplo. Trazer à luz das pesquisas em linguagem faz-se necessário, pois a possibilidade de compartilhar dados, principalmente na infância, tem migrado as crianças para as redes, em um processo que ganha cada vez mais força em diversas sociedades, trazendo características particulares para essa em que o acesso à Internet permitiu que fosse possível consumir qualquer tipo de conteúdo, entre eles, os mais diferentes vídeos disponíveis em várias plataformas. A metodologia tratou-se de uma revisão bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, embasada nas referências de autores renomados nas bases Scielo, Google Acadêmico e Scopus.

Palavras-chave:

Criança. Linguagem. Redes Sociais Digitais.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos