17. “A revolução dos bichos”, de George Orwell: Graphic novel e novas formas de ler um clássico literário

Autores

  • SILVA, Tainá Martins da (UVA)
  • DIAS, Silvana Moreli Vicente (UVA)

Resumo

     O presente projeto tem como finalidade problematizar a formação do jovem leitor do século XXI, atrelado ao uso de clássicos literários do cânone ocidental, para o ensino da língua inglesa do Ensino Fundamental II. Busca-se, por meio deste estudo, refletir sobre o papel das novas adaptações dos clássicos literários como mediadores para o desenvolvimento do letramento literário nas escolas, oportunizando, aos estudantes, tornarem-se críticos, criativos e autônomos. Levando em considerações os conceitos apresentados, foi escolhida a obra “A Revolução dos Bichos” [2018], de George Orwell, e sua adaptação para gênero graphic novel, por Odyr (ORWELL, 2018). Buscaram-se estudos sobre práticas que ofereçam bases consistentes para inserir gêneros intersemióticos nos ambientes de escolarização como instrumento de aprendizagem, com base nas habilidades e competências propostas pela BNCC (BRASIL, 2018). As principais fontes consultadas foram: Barbosa (2011); Basal; Aytan; Demir (2016); Candido (1995); Chun (2009); Cosson (2013); Hammond (2009); Rojo (2004); Rojo; Barbosa (2015). No projeto em questão, são avaliados conceitos de multiletramentos e aspectos culturais que possam ser facilmente trabalhados em sala de aula. Dessa forma, utilizam-se da adaptação graphic novels como ferramenta de aplicação prática-social, em que seja possível trabalhar fatores culturais e linguísticos com os estudantes.

Palavras-chave:

Literatura. Multiletramentos. Ensino Fundamental.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos