18. A Semântica Cognitiva e sua aplicação na análise de histórias em quadrinhos

Autores

  • ALMEIDA, Calvin Cossich de (IFF)
  • TOMAZ, Evelyn Clen Barcelos (IFF)
  • ALMEIDA, Jaqueline Maria de (UENF)
  • SANTOS, Juan Carlos Carvalho dos (IFF)
  • SANTOS, Kayo Oliveira dos (IFF)
  • BAPTISTA, Mirella Rocha (IFF)
  • FERREIRA, Najla Freitas (IFF)

Resumo

     O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise da história em quadrinhos “Heróis em crise”, publicada no Brasil pela editora Panini, sob a perspectiva da Semântica Cognitiva. Para a análise da construção de sentido do objeto foram considerados aspectos linguísticos e extralinguísticos, além de algumas das principais características deste gênero textual. Pretende-se analisar como esses mecanismos agem na estruturação da compreensão da mensagem, correlacionando o processamento mental e cognitivo aos conhecimentos linguísticos e pragmáticos. O diferencial da presente proposta é demonstrar como as Histórias em quadrinhos podem ser utilizadas em âmbito educacional de maneira diversificada, visando a educação linguística, abrangendo o ensino básico e superior.

Palavras-chave:

Educação. Semântica Cognitiva. História em quadrinhos.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos