22. Aboio de vaqueiro: representação do vaqueiro e de seu canto na música “A morte do vaqueiro”, de Luiz Gonzaga do Nascimento e Nelson Barbalho de Siqueira

Autores

  • GOMES, Jeniel Silva (UEMASUL)
  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)

Resumo

     Tendo em vista as diversas formas como o vaqueiro é representado na literatura, cinema, música e teledramaturgia, o presente trabalho pretende discutir a representação do vaqueiro ou aboiador na  música “A morte do Vaqueiro”, composta por Luiz Gonzaga do Nascimento e Nelson Barbalho de Siqueira, com foco na forma como o Rei do Baião utiliza do aboio, canto de trabalho do aboiador, para denunciar a violência no sertão nordestino, a desvalorização desta profissão e apresenta a importância do vaqueiro, do seu aboio, e de seu valor como profissional e tratador do gado. Portanto, faz-se necessário refletir a respeito da importância de evidenciar obras que procuram discutir sobre temas tão relevantes.A partir disto, esse trabalho objetiva desenvolver uma análise bibliográfica, de caráter qualitativo da música “A morte do Vaqueiro”, buscando responder as seguintes questões: “Como o vaqueiro nordestino é retratado na canção de Luiz Gonzaga?” e “Como Luiz Gonzaga utiliza do aboio, canto típico do vaqueiro, para denunciar a violência e desvalorização que o vaqueiro nordestino sofre durante sua vida de trabalho?”.

Palavras-chave:

Aboio. Memória. Violência.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos