23. Alfabetização e letramento: uma relação que cintila o compromisso da escola na construção da cidadania

Autores

  • MOURA, Jussara de Paula da Silva (UENF)
  • SILVA, Cristiana Barcelos da (UENF)

Resumo

     Tanto o letramento quanto a alfabetização são conceitos polissêmicos e, portanto, possuem uma variedade de significados que os vinculam aos atos de ler, escrever e interpretar. São inseparáveis ​​e devem caminhar juntos. Dessa forma, pensar a aprendizagem como elemento básico no processo de alfabetização e de letramento suscitam a necessidade de reflexão e compreensão de como a escola pode dar conta de ambos os processos. A partir dessas questões este trabalho de pesquisa visadiscutir, inicialmente, a relação alfabetização e letramento e refletir a respeito da importância da prática da leitura, ressaltando que essa prática interfere consideravelmente formação de um cidadão crítico e independente. A investigação se deu pela pesquisa bibliográfica,através da qual foram realizados leituras e análises de materiais previamente selecionados pertinentes ao enriquecimentos do conteúdo. Conclui-se que a aprendizagem ligada às práticas sociais favorece a formação de um aluno crítico e reflexivo na sociedade.

Palavras-chave:

Alfabetização. Cidadania. Letramento.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos