24. Alfabetização e letramento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA

Autores

  • PEIXOTO, Priscila de Andrade Barroso (UENF)
  • SOUZA, Tatiane Almeida de (UENF)
  • LUNA, Poliana Campos Côrtes (UENF)
  • RAMOS, Karen Gomes (UNIFLU)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     A presente pesquisa tem por objetivo apresentar conceitos e propostas de intervenção por meio do uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA), com vistas a favorecer o processo de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Dentre as características do autismo, tem-se a dificuldade na interação social do indivíduo, fator que influencia diretamente no processo de alfabetização e letramento dessas crianças, exigindo a utilização de recursos específicos com vistas ao melhor desenvolvimento dos educandos. A partir da pesquisa bibliográfica, estudos iniciais demonstraram que estratégias como a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), uso de Tecnologias Digitais e do método ABA (Applied BehaviorAnalysis), em português Análise do Comportamento Aplicada, têm se mostrado promissores como fontes de interlocução do educando com o meio, proporcionando maior interação e aprendizado.

Palavras-chave:

Autismo. Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos