31. As múltiplas linguagens dentro e fora da na escola como instrumento de preconceitos linguísticos e raciais

Autores

  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)
  • SILVA, Thiago Azevedo da (UENF)
  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)
  • TEIXERA, Peterson Gonçalves (UENF)

Resumo

     A temática sobre o uso das múltiplas linguagens dentro e fora da escola como instrumento de intimidação e preconceitos exige que se tenha como ponto de vista inicial, a convicção de que a problemática da violência vem sendo apresentada em nossa sociedade, e vem adquirindo cada vez mais importância e dramaticidade. O objetivo desta pesquisa é fomentar uma reflexão acerca das diferentes linguagens dentro e fora da escola, com a finalidade de contribuir para a efetiva conscientização e aplicação de uma pedagogia de uma educação dialógica fundamentada em novas reflexões sobre o tema. O presente estudo, de natureza qualitativa, dispõe-se a interpretar fenômenos, oferecendo atribuições e significados num processo que se caracteriza como descritivo, pois visa delinear as características do fenômeno dos diferentes tipos de violência, esclarecidas após revisão bibliográfica (GIL, 2012). As análises realizadas no presente estudo se deram com a finalidade de verificar como as ideias sobre o fenômeno da violência física, verbal e simbólica se propagaram na escola, perpassando pelo preconceito linguístico e racial. A proposta não é criticar a situação atual de ensino, mas verificar lacunas existentes na banalização das linguagens violentas de silenciamento, praticadas na escola. Considera-se que as múltiplas linguagens mediadas nas escolas precisam vencer o preconceito/racismo, e que podem e devem fazer parte do planejamento do professor, bem como esclarecimentos e estudos sobre a sociolinguística e o preconceito linguístico. Em busca de se e fazer enxergar a beleza nas diferenças, em prol de uma educação respeitosa com base no diálogo e no respeito mútuo.

Palavras-chave:

Preconceitos. Sociolinguística. Múltiplas linguagens.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos