33. Atuação de professores no desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil

Autores

  • SILVA, Mágda Lima (UERR)

Resumo

     Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo descrever a atuação e percepção de professores da educação infantil a respeito do trabalho com as múltiplas linguagens para desenvolvimento das crianças de 2 a 4 anos. O campo de estudo dessa pesquisa é em uma creche da rede municipal de ensino em Boa Vista-RR e teve como público alvo duas professoras que atuam no segmento. As discussões sobre o estudo são fundamentadas nos estudos Aries (2018), Oliveira (2005), Leontiev (2006), Vygotsky (2006; 2008), Corsino (2009), Edwards, Gandini e Forman (1999), dentre outras contribuições. A metodologia aplicada é de cunho qualitativo fundamentada no caráter exploratório, com aplicação de entrevista gravada e semiestruturada. Como resultado, esse trabalho traz importantes reflexões sobre a atuação do professor e sua formação para mediação da aprendizagem e desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança na educação infantil.

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Educação infantil. Múltiplas linguagens.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos