34. Auto(formação) continuada de professores: contribuições e desafios

Autores

  • FAGUNDES, Juliana Leal (UFNT)
  • VIEIRA, Miliane Moreira Cardoso (UFNT)

Resumo

     Em um período em que o ensinar não implica apenas transmitir conhecimento, mas compartilhar valores e formar cidadãos sociais crítico-reflexivos, se torna de suma importância por parte do professor a busca constante por aperfeiçoamento pessoal e profissional. Motivado por interesses pessoais, por ascensão na carreira, e ainda por sua identidade, o professor vivencia uma série de desafios nos processos (auto)formativos em que se engaja. O presente artigo aborda os benefícios da participação em atividades de desenvolvimento profissional contínuo, bem como os desafios e percalços vivenciados pelo docente ao longo de seu caminho em busca de autoformação e formação continuada à luz de teorias sobre o desenvolvimento profissional e da construção da identidade. As discussões desta escrita se pautam em Batista, Feltrin e Becker (2019), Celani (2009), Libâneo (2004) e Wenger (1998).

Palavras-chave:

Autoformação. Formação continuada. Identidade do professor.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos