35. Construção de letramentos acadêmicos nas trajetórias de alunos surdos no Ensino Superior: desafios e possibilidades
Resumo
Abordamos a educação de surdos pensando o binômio inclusão versus exclusão na esfera social, tendo como principal enfoque o ensino superior. A construção de letramentos acadêmicos se relaciona à apropriação de efeitos que reverberam na construção de uma cultura e identidade acadêmica, típicas do contexto. Os letramentos são sociais e dependem das diferentes experiências prévias trilhadas pelos estudantes. A língua brasileira de sinais foi oficializada como a língua de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira em 2002, contudo, até os dias atuais é possível vislumbrar a exclusão vivenciada pelos estudantes surdos, expressa pela falta de acessibilidade linguística. Produzimos uma pesquisa de natureza qualitativa com a utilização da revisão bibliográfica para enfocar os desafios vivenciados por estudantes surdos no ensino superior. Apresentamos os principais desafios e apontamos algumas possibilidades por meio das quais professores e instituições podem se tornar mais inclusivas. Os trabalhos levantados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e enfocam que a exclusão de estudantes surdos deste ambiente social é fruto de uma exclusão anterior, na escolarização básica. Mesmo com a ‘Lei de Cotas’, os surdos ainda são minorias nos bancos universitários. Somado a isso ressaltamos a presença de gêneros acadêmicos predominantemente escritos em língua portuguesa, segunda língua dos estudantes surdos, com poucas oportunidades e precedentes para uma reformulação dos gêneros acadêmicos a partir da Libras. Indicamos a importância de intensos debates entre a comunidade surda e a comunidade acadêmica, tendo em vista o desenvolvimento e apropriação de letramentos acadêmicos mais democráticos e inclusivos.