38. Da fala para a escrita: o uso de regras não padrão por alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • LIMA, Matheus Carvalho (UEMASUL)
  • SILVA, Maria da Guia Taveiro (UEMASUL)

Resumo

     O estudo é sobre o uso de regras não padrão por alunos do Ensino Fundamental. O objetivo geral consistiu em analisar o uso de variedade linguística por alunos das turmas de oitavo e nono anos de uma escola pública da rede municipal de Açailândia-MA. Como objetivos específicos, buscou-severificar, na primeira categoria de análise, a transposição da fala para a escrita; e a segunda focou na mediação do ensino diante do uso de regras não padrão, pelos alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico. A teoria usada para o embasamento deste trabalho veio dos estudos de Bortoni-Ricardo (2019; 2005; 2004), Botelho e Leite (2005), Soares (2017), inter alia. Verificou-se, nos dados apresentados, que grande parte da ocorrência de variação na escrita dos alunos é de natureza fonológica, tais como a apócope, aférese, desnasalização e ditongação; portanto, refletem a variação dialetal da comunidade de fala deles. Observou-se, ainda, dificuldades de concordância e erros decorrentes do próprio sistema arbitrário de convenções da escrita. A mediação do ensino consistiu em destacar o fenômeno variável identificado na escrita do aluno e justapor com a variedade padrão. Assim, o estudo demonstrou a necessidade de o trabalho pedagógico focar nas diferenças entre fala/escrita e regra padrão/não padrão, visto que esses estudantes, embora nos anos finais do Ensino Fundamental, ainda encontram dificuldades no uso da língua padrão.

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Variação linguística. Regras não padrão.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos