45. Ensino de Língua Portuguesa e posicionamento docente: a multimodalidade prevista na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • NEVES, Beatriz Araújo de Rezende
  • SILVA, Cristiana Barcelos da (UENF e UEMG)
  • VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes (UENF)
  • ABREU, Laís Soliño Francisco de (UENF)

Resumo

     Este trabalho é resultado de uma pesquisa feita com professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Rio de Janeiro, lotados no Município de Campos dos Goytacazes, que atuam no Ensino Médio. Os profissionais responderam a um questionário através da plataforma Google Forms que buscou identificar de que forma ocorreu a relação de Professores de Língua Portuguesa com as Tecnologias Digitais, uma vez que seu avanço e a implementação da Base Nacional Comum Curricular trouxeram uma nova forma de produzir textos. A investigação revelou, na ocasião, que as produções eram cada vez mais multissemióticas, exigindo dos profissionais cada vez mais conhecimento e domínio sobre os multiletramentos.Assim, mostrando necessária e urgente a integração deste conhecimento no currículo das licenciaturas em Letras, bem como propostas de formações continuadas para professores que atuam com ensino de Língua Portuguesa.

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Base Nacional Comum Curricular. Professores de Língua Portuguesa.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos