47. Epistemologia genética e a aquisição da linguagem: uma aproximação entre Saussure e Piaget

Autores

  • SILVA, Sinthia Moreira (UENF)
  • CURTY, Arthur Solordanos (UFF)
  • FARIA, Ana Bruna Freitas (ISEPAM)

Resumo

     O presente trabalho tem intenção de apresentar como o conceito de signo linguístico da Escola Estruturalista que se localiza na Epistemologia Genética de Piaget, a fim de compreender sua relação na aquisição da linguagem para a criança. O processo de transformação se dá no decorrer de toda a vida, porém tem papel imprescindível na infância, pois trata do momento de assimilação. Saussure destrincha a linguagem. Jean Piaget discorre sobre esse período de desenvolvimento da criança e a aquisição da linguagem abarcando a construção do signo para a mesma. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico e qualitativo. Conclui-se que, intrínseco à aquisição da linguagem, a ideia de signo linguístico necessita ser adaptada às capacidades e necessidades características da infância. Conceitos tidos como concretos por Saussure sofrerão modificações pela implicação de tais necessidades na aquisição da linguagem pela criança, suas estruturas serão acomodadas ao conhecimento já experimentado propiciando a assimilação de novas possibilidades. Por fim, a especificidade de Piaget em relação a Saussure se dá de forma não supressiva, uma vez que a aquisição da linguagem para criança é só um dos diversos cenários possíveis para que essa construção seja realizada.

Palavras-chave:

Signo. Epistemologia Genética. Aquisição da linguagem.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos