48. Estratégias linguísticas nos moldes de uma mentalidade neoliberal – #eusou
Resumo
As bolsas de estudo são um dos instrumentos estratégicos de diversos países para colocar em prática projetos que fomentam poder suave (soft power) nas relações internacionais e em políticas linguísticas. A capacidade de cooptar as mentes pela atração e pelo afeto é fundamental para projetar a imagem de uma nação e influenciar indivíduos de forma não coercitiva. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do programa britânico “Chevening Scholarships”, que oferta bolsas de estudos para estudantes com potencial de se tornarem futuros líderes mundiais e formadores de opinião. Outro objetivo é analisar o uso de itens lexicais pelo programa por meio de Análise de Discurso Crítica, bem como outros pressupostos teóricos da sociolinguística da globalização. A motivação do estudo se dá em compreender como a reificação simbólica das palavras se torna uma estratégia relevante no esquema, perenizando uma condição temporária. Estes elementos evocam conceitos de empreendedorismo, de inovação e de crescimento pessoal, adequados ao perfil de bolsista desejado pelo programa. Essas alianças estratégicas entre atores transnacionais contribuem para a construção de identidades sociais imaginárias e de um ethos neoliberal de competitividade.