50. Formação continuada de professores e o documento curricular de Roraima: o conhecimento matemático na educação infantil

Autores

  • MAGALHÃES, Verônica de Oliveira (UERR)
  • BACCHUS, Juanita Nadine (UERR)
  • BALCÃO, Bibiana Araújo Pereira (UERR)
  • SOUSA, Francisca Ângela de Oliveira (UERR)

Resumo

     A multiplicidade de questões que envolvem a formação docente é extensa e este artigo versa sobre alguns fatores referentes a aspectos ligados à formação continuada de acordo com o Documento Curricular de Roraima à luz da BNCC e a inclusão do conhecimento matemático nos cinco Campos de experiências da educação infantil. Destaca-se que existe precaução na abordagem da matemática no âmbito da educação infantil, pois o que se objetiva nessa etapa não é desenvolver tão somente o objeto de conhecimento e, sim, o pensamento matemático. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com professores que exercem a docência na educação infantil e discutem no ambiente escolar a relevância da formação continuada e o currículo. A investigação teve por objetivo analisar a formação continuada como meio de ampliação dos saberes e de reflexão acerca do trabalho docente com relação ao planejamento didático e a integração dos conhecimentos matemáticos nos campos de experiências. Diante disso, questiona-se: “Como a formação continuada contribui na implementação do planejamento didático do professor, da educação infantil, fazendo-o perceber que todos os campos de experiências podem ser permeados pela matemática?”. Para a pesquisa, utilizou-se como instrumento na coleta dos dados um questionário aplicado a 12 professores participantes de uma Oficina de formação continuada e que exercem suas funções na rede de ensino municipal de Uiramutã-RR. Percebe-se nos resultados que as discussões conceituais e as práticas de planejamento propostas na formação continuada permitiu estabelecer relações entre os diferentes contextos matemáticos e os campos de experiências.

Palavras-chave:

Trabalho docente. Campos de experiências. Matemática na Educação infantil.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos