52. Hiperônimos e hipônimos na sala de aula do Ensino Fundamental anos finais na Região Tocantina do Maranhão
Resumo
Este artigo faz parte do projeto de extensão Semântica em questão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Tem como objetivo geral refletir sobre a ocorrência de hiperônimos e hipônimos no livro didático do ensino fundamental anos finais. Entre os objetivos específicos: identificar a presença dos fenômenos semânticos da hiperonímia e hiponímia em atividades no corpus, constituído pelo livro didático “Geração Alpha: língua portuguesa”, do 7º ano, de Cibele Lopresti Costa, Everaldo Nogueira, Greta Marchetti, 2018. A seleção do corpus se deu em virtude de ter sido adotado em escola pública referente à área de atuação da UEMASUL e pertencer ao ciclo do PNLD de 2020 até 2023. A metodologia da pesquisa é qualitativa e documental. Os aspectos de análise são: introdução, organização e hiperônimos e hipônimos. Assim, o embasamento teórico centra-se em Henriques (2011), Costa (2018) e Abrahão (2018). Os resultados apontam uma lacuna na abordagem de hiperônimos e hipônimos, tendo em vista que estão implícitos no livro didático, sendo necessárias análises para discussão destes fenômenos. Na abordagem realizada, selecionou-se o gênero textual poema, presente no livro didático e, como proposta de atividade, criou-se o brincando com os hipônimos e os hiperônimos, por meio de um caça-palavras.