52. Hiperônimos e hipônimos na sala de aula do Ensino Fundamental anos finais na Região Tocantina do Maranhão

Autores

  • ALVES, Aline Marques Borges (UEMASUL)
  • LIMA, Adriana Alves Silva (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     Este artigo faz parte do projeto de extensão Semântica em questão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Tem como objetivo geral refletir sobre a ocorrência de hiperônimos e hipônimos no livro didático do ensino fundamental anos finais. Entre os objetivos específicos: identificar a presença dos fenômenos semânticos da hiperonímia e hiponímia em atividades no corpus, constituído pelo livro didático “Geração Alpha: língua portuguesa”, do 7º ano, de Cibele Lopresti Costa, Everaldo Nogueira, Greta Marchetti, 2018. A seleção do corpus se deu em virtude de ter sido adotado em escola pública referente à área de atuação da UEMASUL e pertencer ao ciclo do PNLD de 2020 até 2023. A metodologia da pesquisa é qualitativa e documental. Os aspectos de análise são: introdução, organização e hiperônimos e hipônimos. Assim, o embasamento teórico centra-se em Henriques (2011), Costa (2018) e Abrahão (2018). Os resultados apontam uma lacuna na abordagem de hiperônimos e hipônimos, tendo em vista que estão implícitos no livro didático, sendo necessárias análises para discussão destes fenômenos. Na abordagem realizada, selecionou-se o gênero textual poema, presente no livro didático e, como proposta de atividade, criou-se o brincando com os hipônimos e os hiperônimos, por meio de um caça-palavras.

Palavras-chave:

Hiperonímia. Hiponímia. Livro Didático.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos