57. Leitura de tirinhas e construção de sentidos

Autores

  • GINÚ, Brenda dos Santos (FFP-UERJ)
  • FLORES, Julia Ferreira das (FFP-UERJ)
  • SILVA, Marllon Walfrido da (FFP-UERJ)
  • SILVA, Thayani Mikelly Caetano Tadeu (FFP-UERJ)
  • PINTO, Maria Isaura Rodrigues (FFP-UERJ)

Resumo

     A tirinha é um gênero textual bastante versátil, capaz de abranger diversos públicos e diferentes temáticas e, por isso, se mostra um excelente objeto de ensino, podendo ser trabalhado tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio. O presente trabalho tem como objetivo expor algumas reflexões desenvolvidas na oficina “Leitura de tirinhas e processos de sentidos”, realizada no Curso Pré-Técnico Casulo, no polo de Neves do Instituto Federal do Rio de Janeiro, com alunos do nono ano. Na oficina realizada, analisamos aspectos relacionados à estrutura e às características das tirinhas, entre eles, a linguagem verbal e não verbal e a produção de humor.

Palavras-chave:

Tirinhas. Construção de humor. Linguagem verbal e não verbal.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos