58. Letramento matemático: reflexões em torna da Educação Básica
Resumo
A matemática vai além da sala de aula, está no troco do dinheiro no mercado, na porcentagem nos juros dos bancos e em tantas outras atividades cotidianas. Não há dúvidas de que o ensino de matemática é de suma importância já que os sujeitos a usarão ao longo de suas vidas. Nesse contexto é que entra o letramento matemático que diz respeito à capacidade do indivíduo de identificar e compreender a função da matemática no dia a dia, utilizá-la na resolução de problemas cotidianos. Visto isso definiu-se como objetivo para a presente pesquisa trazer discussões sobre o letramento matemático na educação básica, enfatizando como deve ser o ensino de matemática visando o desenvolvimento desse letramento. A metodologia aqui empregada trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter qualitativo onde foram analisados artigos, capítulos de livros que versam sobre tal temática. Verificou-se que há grande necessidade de cada vez mais estimular na educação básica o letramento matemático. Visto que os estudantes ainda apresentam baixos níveis de letramento nessa área do conhecimento conforme dados emitidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).