58. Letramento matemático: reflexões em torna da Educação Básica

Autores

  • AGOSTINHO, Gelbis Martins (UENF)
  • OLIVEIRA, Luciana da Silva (UENF)
  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     A matemática vai além da sala de aula, está no troco do dinheiro no mercado, na porcentagem nos juros dos bancos e em tantas outras atividades cotidianas. Não há dúvidas de que o ensino de matemática é de suma importância já que os sujeitos a usarão ao longo de suas vidas. Nesse contexto é que entra o letramento matemático que diz respeito à capacidade do indivíduo de identificar e compreender a função da matemática no dia a dia, utilizá-la na resolução de problemas cotidianos. Visto isso definiu-se como objetivo para a presente pesquisa trazer discussões sobre o letramento matemático na educação básica, enfatizando como deve ser o ensino de matemática visando o desenvolvimento desse letramento. A metodologia aqui empregada trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter qualitativo onde foram analisados artigos, capítulos de livros que versam sobre tal temática. Verificou-se que há grande necessidade de cada vez mais estimular na educação básica o letramento matemático. Visto que os estudantes ainda apresentam baixos níveis de letramento nessa área do conhecimento conforme dados emitidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Palavras-chave:

Educação Básica. Educação brasileira. Letramento matemático.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos