59. Letramento científico e o estímulo a função social do ensino de ciências

Autores

  • SILVA, Luciana de Oliveira (UENF)
  • AGOSTINHO, Gelbis Martins (UENF)
  • SALES, Roberta Aparecida de (UENF)
  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O letramento científico proporciona domínio de conhecimentos que possibilitam ao cidadão ser crítico e ativo na sociedade. Mas para que o conhecimento científico seja facilmente compreendido pelos educandos, faz-se necessário utilizar uma linguagem acessível para facilitar a compreensão dos termos e conceitos. No âmbito educacional brasileiro a preocupação com a educação científica chegou tardiamente e ainda há resquícios de uma educação predominantemente tradicional, centrada em conceitos distanciados da realidade como por exemplo acontece em muitas aulas de ciências. Visto isso, o presente artigo tem a finalidade de trazer discussões sobre a prática do Letramento científico no ensino de ciências. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Verificou-se então que ao proporcionar o letramento científico o aluno passa a ter domínio cultural, passa a ser crítico exercendo com clareza sua função social.

Palavras-chave:

Sociedade. Letramento científico. Ensino de Ciências.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos