60. Letramento digital e docência de história pós-pandemia

Autores

  • GOMES, Tamara Cecília Rangel (SEEDUC e CECIERJ)
  • FILHO, Ethmar Vieira de Andrade (UENF)
  • GOMES, Clarisse Conceição Rangel (INSTITUTO RACINE)

Resumo

     Ana Elisa Ribeiro, professora do CEFET-MG, dedicou-se a estudar os conceitos de letramento e letramento digital. Sua tese de doutorado procurou apontar a relação entre saber gerenciar o objeto de ler e as habilidades leitoras, que acreditamos na possibilidade de discutir esta relação em componentes curriculares das Ciências Humanas, como a História. Isto posto, este trabalho objetiva compreender os desafios e as possibilidades que envolvem o letramento digital de professores de história no desempenho educacional de alunos do Ensino Médio de unidade escolar pública pós-pandemia, sobretudo a partir da utilização de gêneros digitais. Para sua elaboração, realizou-se pesquisa bibliográfica composta de fontes que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. A pesquisa revela resposta educacional ao letramento digital de professores. Espera-se, com este estudo, contribuir para as discussões contemporâneas sobre o letramento, mundo digital, o uso de gêneros e ferramentas digitais. Acredita-se que possa corroborar para a concepção de sua relevância e fomento de novos estudos que, de igual forma, possam contribuir com este debate.

Palavras-chave:

Ensino. História. Letramento digital.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos