108. Uma violência invisível em educação: o assédio moral

Autores

  • MELO, Elenilza Ferreira de (UNADES PY e CIA BR)
  • MOURA, Dayvison Bandeira de (UNADES PY e CIA BR)

Resumo

     Este estudo foi elaborado com o seguinte objetivo: definir acepções de assédio moral a partir de suas correspondências em espanhol, inglês, alemão, francês e italiano no intuito de categorizá-lo semanticamente à “violência invisível”. Essas acepções relacionadas ao item lexical: “violência” e ao determinante “invisível”. Ela pode ser associada à tipificação do item lexical: assédio moral.  Categoria lexical equivalente a “acoso” moral, espanhol; “harcèlement”, francês; “mobbing”, Itália, Alemanha; “bullying at work”, Inglaterra e Estados Unidos. Do ponto de vista temático o Direito e a Educação tem a ver com manifestações diacrônicas e sincrônicas. Quanto ao método empregado, a análise documental segundo Ludke e André (1986); Cellard (2008) foi utilizado; foi adotado a abordagem qualitativa na ótica de Guba; Lincon (1985 apud: Laperriere, 2008). Já a descrição dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011), com a interface analítica da Teoria do Assujeitamento Social formulado por Michel Pêcheux (1970), associado à ótica do assédio moral concebido por Hirigoyen (2002); Melo (2018; 2019). Assim foi possível reconhecer processos de práticas abusivas e violadoras da dignidade da pessoa humana no âmbito laboral. Mas as significações dessas práticas têm sido atenuadas historicamente, em instituições públicas que mitigam os danos provocados aos sujeitos vitimados, naturalizando-os com base em práticas manifestas, configuradas por práticas discursivas voltadas à “invisibilização”. 

Palavras-chave:

Assujeitamento. Assédio moral. Violência invisível.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos