61. Libras na Educação Básica profissional: práticas pedagógicas de inclusão em Tanguá

Autores

  • SILVA, Alini Ribeiro Nogueira (UEMG)
  • SILVA, Cristiana Barcelos da (UEMG)
  • SOUZA, Adriana Barbosa de (UEMG)

Resumo

     A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem conquistado notoriedade nos processos de formação de diversos profissionais, bem como sua ofertada em instituições de Educação Profissional (EP). Para tanto, descrever metodologias com vistas a aprimorar e reinventar modos de (re)fazer o ensino no que tange a Libras vem sendo tema recorrente nas pesquisas que se valem em dedicar atenção a essa língua, uma vez que além de ser oferecida nos currículos dos cursos de Fonoaudiologia e Licenciaturas, ela ganhou espaço como conhecimento substancial na sociedade brasileira (BRASIL, 2022). Desse modo, esse trabalho de pesquisa busca descrever uma abordagem de ensino da Libras com vista às práticas pedagógicas no âmbito do Educação Básica (EB) na modalidade de EP, desenvolvidas em uma escola pública municipal da cidade de Tanguá, interior do estado do Rio de Janeiro. A experiência revelou a necessidade de investimento no ensino da Libras na EB profissionalizante como forma  apoiar seu uso e difusão, assim como promover a inclusão comunicacional da pessoa surda nos mais diversos espaço de interação e convívio.

Palavras-chave:

Libras. Educação Básica. Educação Profissional.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos