62. Libras: aspectos linguísticos e diversidade cultural da comunidade surda

Autores

  • QUITETE, Joicy de Souza Ribeiro (UENF)
  • ANDRE, Bianka Pires (UENF)

Resumo

     Na educação do surdo, evidencia-se um cenário de lutas e transformações, pois, a educação como um direito universal, que pressupõe que todos, sem discriminação possam participar de um processo educativo qualitativo sempre foi o objetivo a ser conquistado pela comunidade surda. Então, a busca pela equidade é basilar, e a valorização da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua da comunidade surda no contexto escolar poderá fazer toda diferença no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. Nesta perspectiva, o presente estudo visa apresentar a riqueza linguísticada Libras, visibilizando seus aspectos culturais, compreendendo a complexidade da Libras, sua estrutura linguística. A pesquisa de cunho qualitativo descritivo, abrange fontes bibliográficas como as obras de Gesser (2009), Skliar (2005), Quadros (2009) e documentais como a Lei Federal nº 10.436/ 2002 que oficializa a Libras como língua da comunidade surda brasileira, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015) e a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida (2020). Desta forma, considera-se a Libras como uma língua que deverá ser reconhecida como forma de comunicação e expressão da comunidade surda, onde surdos e ouvintes possam interagir de forma significativa no processo educativo inclusivo.

Palavras-chave:

Educação. Libras. Identidade surda.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos