63. Libras como firmamento da cultura surda: extensão social, política e educacional

Autores

  • AZEVEDO, Luane Gomes de (UENF)
  • RODRIGUES, Michele da Silva Bastos (PMSJB)
  • SILVa, Lauiza Rangel da (UENF)
  • QUITETE, Joicy de Souza Ribeiro (UENF)

Resumo

     O estudo considera a educação como um direito universal, respaldada pela Constituição da República Federativa do Brasil (1988). A Libras (Língua Brasileira de Sinais) como firmamento da cultura surda deverá ser compreendida como uma extensão social e política visando a efetivação da inclusão escolar do aluno surdo. Desta forma, o estudo objetiva apresenta um breve fundamento social, político e educacional da Libras no Brasil, identificando as metodologias de ensino na educação do surdo e reconhecendo a Libras como identidade cultural do surdo. Por meio da metodologia qualitativa, a pesquisa de cunho descritiva está embasada em referenciais bibliográficos como as obras de Gesser (2009 e 2019) e Quadros (1997); e documental como a Lei Federal nº 10.436/2002. Acredita-se que o reconhecimento e a potencialidade da Libras na educação do surdo, poderá ser o diferencial no processo de ensino e aprendizagem, quando reconhece a Libras como identidade cultural do aluno surdo, portanto, há necessidade de sua valorização e disseminação, possibilitando a interação satisfatória entre surdos e ouvintes.

Palavras-chave:

Educação. Libras. Identidade Cultural.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos