65. Língua portuguesa e tecnologia em HQ: uma proposta de sequência didática
Resumo
A tecnologia vem sendo tema de muita discussão no ambiente educacional por conta da crescente necessidade de envolvê-la no processo de ensino–aprendizagem. Diante disso, o presente estudo objetiva utilizar o meio tecnológico para potencializar as habilidades linguísticas dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio (EM), tendo como base o gênero textual História em Quadrinhos (HQ) e como suporte de ensino o aplicativo Canva, a fim de contribuir com a imersão das tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa (LP), além de ser uma ferramenta onde poderá ampliar o repertório tecnológico e linguístico dos alunos de maneira significativa. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho bibliográfico, tendo como aporte teórico os seguintes autores: I) Moran (2008); II) Marcuschi (2008); III) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como resultados, constatou-se que envolver as tecnologias nas práticas de ensino de LP pode ter resultados positivos e ser um instrumento norteador para tornar o ensino dos gêneros textuais ainda mais real e funcional nas atividades diárias dos discentes.