68. Mapeamento da produção científica na temática Educação 4.0

Autores

  • QUARTO, Lucas Capita (UENF)
  • OLIVEIRA, Fabio Machado de (UENF)
  • LIMA, Janaina Ribeiro Pireda Teixeira (UENF)
  • MANHÃES, Fernanda Castro (UENF)

Resumo

     Com o advento da Quarta Revolução Industrial, a sociedade passou a apresentar um novo paradigma, uma vez que devido a era digital, a humanidade se encontra inserida em um contexto sem limite de tempo e espaço geográfico. Dentro desse cenário, a educação passa a ser ligada à revolução tecnológica, sendo denominada Educação 4.0, um novo modelo educacional que inclui a inteligência artificial, a linguagem computacional, a internet das coisas e contempla a metodologia ative de aprendizagem “learning by doing”. Buscando aprofundar o tema Educação 4.0 e os seus impactos no Século XXI, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar um mapeamento da produção científica a respeito da temática. Para tanto, foi realizada uma busca na base de dados Scopus Elsevier da CAPES. Os termos utilizados para a busca foram: Education 4.0 AND Educação 4.0. Foi aplicado um recorte temporal que contemplou os documentos publicados no período de 2018 a 2022. Adotou-se como filtro de busca: título, resumo e palavras-chave. A busca retornou como resultado 3.739 documentos. A Revolução 4.0 tem como objetivo aperfeiçoar os métodos de aprendizagem. No âmbito da era da tecnologia da informação, a Educação 4.0 está no impulso de enormes mudanças que abrangem as instituições de ensino, os docentes e discentes. São ilimitadas as oportunidades de informação na era digital.

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias. Educação 4.0.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos