74. O papel do ensino da Língua Portuguesa na perpetuação do preconceito linguístico

Autores

  • BALBI, Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa (UENF)
  • COLA, Maria Luísa Terra (UENF)
  • SOARES, Kathia Vívian Machado dos Santos (UENF)

Resumo

     À luz dos conceitos da Sociolinguística e tendo como ponto de partida os mitos em torno do preconceito linguístico, o presente trabalho tem como objetivo desmistificar esse conceito e buscar uma diminuição do abismo entre a língua falada e a ensinada na sala de aula. Tomando como base documental os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, como base para discussão, observações da realidade empírica advindas da prática docente em classes da educação básica de escolas públicas, busca-se equilibrar a abordagem do ensino da norma padrão da língua portuguesa às variações linguísticas presentes na língua falada, a fim de que todos os estudantes entendam as diferentes possibilidades de uso da língua e possam adequá-la ao contexto comunicacional.

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Preconceito linguístico. Sociolinguística.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos