76. O papel da variação linguística na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • AZEVEDO, Letícia Rangel de (UENF)
  • BARRETO, Camila do Rosario Silva (UENF)
  • BARRETO, Lorena dos Santos (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     No Brasil, a Educação Básica é uma etapa educacional obrigatória a partir dos quatro anos de idade. Logo, apresenta-se como fundamental para o pleno desenvolvimento infantil, visto que, no ambiente escolar, a criança tem o primeiro contato com os seus pares, começa a vivenciar suas primeiras experiências fora do núcleo familiar, bem como constrói novos aprendizados que constituirão os fundamentos para as próximas etapas da sua vida escolar. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a Variação Linguística na Alfabetização dos educandos que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a verificar a realidade dos educandos e os mecanismos adotados pelos profissionais de educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, recorrendo a fontes bibliográficas que envolvem o tema de forma multidisciplinar, fundamentada em autores como: Soares (2011-1986), Bagno (2006–1999), Tfouni (1995), Brandão (2011), dentre outros. A análise pretende contribuir com os estudos que envolvem o reconhecimento da diversidade linguística e identitária dos educandos como medida de inclusão social, bem como colaborar com as ações governamentais e institucionais em prol do aperfeiçoamento dos mecanismos adotados pelos profissionais de educação.

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino Fundamental. Variação Linguística.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos