80. O socioleto utilizado por menores infratores em cumprimento de medida sócio-educativa de privação de liberdade
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar duas pesquisas que evidenciaram alguns usos linguísticos de menores infratores em situação de cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade, uma abordagem sobre linguagem e comunicação que ocorreram no Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa-CENSE (2016) e na Unidade de Internação de Planaltina-UIP (2014) e como esse “novo” cotidiano impactou diretamente em suas vidas, amiúde, em sua maneira de falar, de se comunicar, mediante ao uso de terminologias já utilizadas comumente no centro de acolhimento. A análise dos dados se deu por meio de uma reflexão teórica e bibliografia como Fiorin (2013), Labov (2008), Bagno (1999) e do Corpus CENSE (2016). A questão do viés linguístico é uma barreira para os agrupamentos das comunidades de fala. Considera-se, portanto, a necessidade de divulgar informações sobre as variações linguísticas para enfrentamento do preconceito linguístico, especialmente dessa classe de jovens, que por si só, já são marginalizados. Este trabalho tem o intuito de analisar a prevalência de estudos sobre o preconceito linguístico e a variação linguística no ambiente socioeducativo.