82. O uso das formas “você” e “senhor” como estratégias de cortesia no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • VERCEZE, Rosa Maria Aparecida Nechi (UNIR)

Resumo

     O artigo procura refletir sobre a necessidade de competência comunicativa e pragmática no ensino–aprendizagem de Língua Portuguesa amplamente reconhecida. Para tanto, desenvolver competências, que possam ligar-se profundamente com as questões socioculturais, é absolutamente imperativa e também podendo refletir sobre aspectos socioculturais e pragmáticos, deles fazendo parte as formas de tratamento da Língua portuguesa. Desse modo, o estudo busca compreender e discutir a necessidade de se trabalhar a cortesia verbal no ensino de língua portugue­sa, observando como se instaura o jogo interpessoal em contextos sociais, considerando a utilização das formas pronominais“você”, “senhor” e “a gente”, sobre o âmbito da pragmático, por meios de fragmentos de transcrições de fala, enquanto proposta pedagógico para o ensino básico. Dado que, essas formas alicerçam as relações interpessoais e sociais, incluindo o respeito mútuo e preservação da imagem entre os interlocutores numa dada interação comunicativa. As estratégias de cortesia negativa fundamentam-se como fator de equilíbrio social, favorecem preservação da imagem social dos falantes em ambientes comunicativos sociais, o que constitui o primeiro passo para a comunicação e interação ser bem-sucedida.

Palavras-chave:

Cortesia. Imagem social. Relações interpessoais.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos