91. Poesia como um gênero expressivo para o desempenho da leitura num contexto educacional

Autores

  • BARROS, Maria dos Remédios Andrade Ribeiro (UEMS)

Resumo

     A poesia consegue exprimir os mais raros sentimentos que homem pode exalar, é um gênero que por sua natureza faz parte da vida dos seres pensantes e no Brasil ganhou várias performances de trabalho. Tem uma estrutura que a segue e seus temas são diversos, é um gênero literário escrito, mas não perde a oralidade na sua essência, pode ser rimado ou não, como os cordéis, tem origem popular ou das classes mais abastadas. É importante ressaltar que o ensino voltado para o pleno desempenho da leitura, com o uso de um gênero discursivo como a poesia, fica mais dinâmico no contexto educacional, não considerando apenas a estrutura da língua (seus aspectos formais), mas também os processos de interação social que se realizam por meio das produções de linguagem, nas diversas esferas de atuação social. Conforme proposto por Marcuschi (2008), ao definir os gêneros discursivos, afirma que não há possibilidade de comunicação verbal utilizando a língua que não seja através de gêneros discursivos que se materializam linguisticamente em textos. A partir disso, esse estudo faz um apanhado histórico da educação brasileira com o modelo Jesuítico, passando pela Leitura escolarizada, a Literatura no papel educacional, até chegar na formação de Leitores e o papel do professor.

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Poesia.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos