96. Reflexões sobre o dimensionamento do gênero textual digital aula live no ciberespaço

Autores

  • MANGA, Gecilda de Assis (IFES)
  • SANTOS, Iago Pereira dos (IFES)

Resumo

     Sabe-se que a pandemia de Covid-19 ocasionou o isolamento de todos os sujeitos sociais, logo, estes tiveram que buscar, ainda mais do que já buscavam, estratégias de convivência mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Tal fato, fez emergir no ciberespaço novas formas de linguagem, como as aulas lives. Nesse sentido, o texto que segue tem por objetivo principal refletir, a partir do aporte teórico da Linguística Textual inscrita nas teorias de Bakhtin (1997), Beaugrande (1997), Bentes (2001), Marcuschi (2003), Koch (2013; 2011) e Marcuschi e Xavier (2004), como tem se configurado o gênero textual híbrido aula live no ciberespaço. Para tanto, se discorre sobre a concepção de texto e tipos e gêneros textuais, também acerca dos gêneros textuais digitais, sobre o conceito e as abordagens da aula live, bem como realçar como estes textos têm emergido nas práticas sociodiscursivas que são fundamentadas no ambiente digital. As considerações finais apontaram para o entendimento de que as aulas lives configuraram-se como um novo gênero do discurso que surgiu a partir das novas formas de interação social, sobretudo, didático-pedagógicas traçadas pelo contexto da pandemia de Covid-19.

Palavras-chave:

Aula live. Linguística Textual. Gênero Textual Digital.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos