99. Saúde e discursividade: o cenário pós-pandemia e a pós-verdade no discurso midiático
Resumo
Tratamos a partir dos aportes mediados pela Análise do Discurso Crítica do cenário pós-pandemia, com a análise de matérias jornalísticas que enfocam os dados sobre o número de casos e óbitos indicando os efeitos da pós-verdade na construção das estratégias discursivas utilizadas na comunicação midiática. A mídia tem uma função primordial, sobretudo no cenário pandêmico com discursos que enfocaram informação e desinformação na medida em que a população não sabia ao certo como se proteger do vírus. Ao criticar figuras de poder como a do presidente, a mídia passa a contribuir com um movimento de estímulo à vacinação que se estende para o cenário político. Em meio a esse cenário questionamos: como a pós-verdade é evidenciada nos discursos midiáticos no período pós-pandemia? O que podemos compreender a partir da análise dos movimentos discursivos em duas diferentes redes televisivas? Construímos uma pesquisa de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e levantamento de cinco discursos veiculados em mídias sociais e televisivas que marcaram a população no cenário pós-pandêmico. Nossos resultados apontam que a pós-verdade atua na reconfiguração social a partir da construção de diferentes pontos de vista em relação à pandemia. Os discursos analisados mostram os efeitos que a mobilização das crenças e das emoções neste cenário pós-pandemia, contrapondo-se à exposição de fatos diretos e objetivos. Esse recurso é evidenciado como recorrente nas mídias televisivas e também digitais. A combinação de textos verbais e não verbais repercutem nessa mobilização, impactando modos e maneiras de manifestação da cultura e da identidade no atual cenário.