103. Tecnologias da educação e da comunicação: possibilidades para uma aprendizagem inovadora

Autores

  • FERREIRA, Silvia Goulart (UFRJ)
  • SILVA, Sinthia Moreira (UENF)
  • FOFANO, Clodoaldo Sanches (UENF)
  • SILVA, Danielle Soares da (UENF)

Resumo

     As novas tecnologias e a internet estão cada vez mais presentes na rotina dos nossos alunos tanto fora quanto dentro do espaço escolar e, em decorrência desse uso intenso e cada vez mais desenfreado se faz necessário (re)pensar em como elas precisam e podem ser utilizadas no processo de ensino–aprendizagem. Não há como pensar em uma Educação sem que ela tenha a tecnologia como sua aliada, uma vez que as crianças já nascem inseridas totalmente no mundo virtual, então, a escola precisa acompanhar essa nova realidade em que a sociedade e, principalmente, os alunos estão inseridos. A realidade virtual e tecnológica precisa ser também uma realidade dentro dos muros da escola e o espaço escolar precisa acompanhar essa evolução tecnológica e digital para inserir em seu ensino práticas pedagógicas que visem uma aprendizagem voltada para os diferentes letramentos, inclusive o digital. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo elucidar a importância de uma pedagogia pautada na utilização das novas tecnologias, bem como apontar como elas podem ser utilizadas no cotidiano das escolas como alternativa para um ensino mais inovador. Sendo assim, o artigo propõe um estudo bibliográfico em livros e artigos científicos ressaltando autores como Kenski; Moran, Masetto e Berens; Leite, Pocho, Aguiar e Sampaio; Rojo; em busca de esclarecimentos e conclusões sobre a temática apontada. Em decorrência das informações alcançadas foi possível concluir que o aproveitamento das novas tecnologias no contexto educacional além de garantir uma aprendizagem mais interessante, atraente e prazerosa, na qual o educando se sente protagonista, permite também que eles desenvolvam novas habilidades e competências de leitura e escrita tão necessárias em tempos cada vez mais tecnológicos. Sendo assim, o processo de ensino–aprendizagem deve ocorrer de forma que o professor atuando como mediador do processo utilize em sua prática pedagógica as novas tecnologias da informação e da comunicação desempenhando o papel de levar seu aluno a ser o protagonista do conhecimento adquirido.

Palavras-chave:

Pedagogia. Ensino–aprendizagem. Novas tecnologias.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos