104. Teste de associação livre de palavras em estudos de representações sociais: uma análise da escolarização de pescadores artesanais em Gargaú-SFI

Autores

  • POUBEL, Clarissa Menezes de Souza (UENF)
  • PINHO, Leandro Garcia (UENF)

Resumo

     O presente trabalho tem por objetivo discutir a relevância do Teste de Associação Livre de Palavras para os estudos com aporte teórico-metodológico das Representações Sociais, especialmente no que tange a pesquisas na área da Educação. Para tanto, inicialmente discute-se o conceito originário das Representações Sociais e em seguida pontua-se elementos relevantes sobre o Teste de Associação Livre de Palavras. Apresenta-se por fim, um estudo realizado com jovens trabalhadores da atividade pesqueira artesanal em Gargaú, bairro localizado no munícipio de São Francisco do Itabapoana-RJ, sobre os sentidos da escolarização, com vistas a perceber as representações sociais sobre a escola entre esse grupo de trabalhadores, utilizando a técnica do Teste de Associação Livre de Palavras. Este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental federal conduzido pelo IBAMA. Espera-se assim, contribuir para a temática em questão e ainda evidenciar como essa teoria pode ser amplamente apropriada por pesquisadores da área educacional.

Palavras-chave:

Representações Sociais. Escolarização de pescadores. Teste de Associação Livre de Palavras.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos