105. Textos jornalísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas e possibilidades a partir de uma revisão sistematizada de literatura

Autores

  • RIGUETTE, Júlia Wenderoscky Ximenes (IFF)
  • RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama (IFF)

Resumo

     Os textos jornalísticos possuem a função social de informar sobre acontecimentos e fatos sociais. São divulgados em diferentes suportes e podem manifestar-se em diversas semioses. Além da importância da informação para muitas atividades da vida cotidiana, os textos jornalísticos aparecem nas orientações curriculares atuais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a necessidade do trabalho com alunos para usos e práticas sociais da leitura e da escrita, esta pesquisa tem por objetivo investigar, em trabalhos acadêmicos mais recentes, como os textos jornalísticos têm sido abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se como procedimento metodológico uma Revisão Sistematizada de Literatura, com busca de publicações a partir de 2017 nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A partir da análise, verificou-se que os artigos selecionados apontam para a importância de a escola trabalhar com diversos gêneros textuais que circulam na sociedade para contextualizar e desenvolver uma leitura mais crítica, além de proporcionar o protagonismo dos alunos nas atividades de escrita, envolvendo-os. Nota-se, entretanto, ausência de discussões mais profundas sobre o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na criação, na divulgação e na veracidade das informações.

Palavras-chave:

Textos jornalísticos. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Práticas de leitura e escrita.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos