110. Variação linguística: interferência da oralidade na escrita dos estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • LIMA, Maria Lusinete de (Prof. Letras UEMS)
  • RATIER, Lucimar (Prof. Letras UEMS)
  • XAVIER, Luciana (Prof. Letras UEMS)
  • BARROS, Adriana Lucia de Escobar Chaves de (Prof. Letras UEMS)
  • DARGEL, Ana Paula Patricio Tribesse (Prof. Letras UFMS)
  • EVANGELISTA, Adélia Maria (Prof. Letras UEMS)

Resumo

     Este trabalho propõe uma reflexão a respeito da existência de uma forte influência da variedade linguística no interior do meio social que deriva para a escrita de textos, demonstrando a interferência da oralidade, bem como da relação do meio social no desenvolvimento da escrita dos discentes, partindo de textos que foram produzidos nas aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em suma, mostra a importância de se analisar os aspectos da oralidade que refletem na escrita do aprendiz. Torna-se necessário que o educador analise estudos de propostas sobre a oralidade e sua forte influência na escrita dos educandos, proporcionando mais atenção na prática do ensino–aprendizagem da língua materna, assim como na maneira de como a língua é ensinada na escola. Este artigo pressupõe quão importante é a objetivação na prática pedagógica, a fim de que ela possa influenciar a ministração de uma proposta adequada, que proporcione aos estudantes uma capacitação que favoreça um ótimo desenvolvimento no processo de ensino–aprendizagem, possibilitando aos aprendizes mecanismos de diferenciação entre a fala social e a escrita; ou seja, para que se tornem escritores qualificados e com capacidade de se comunicar de forma competente, assim como compreender todo o âmbito social.

Palavras-chave:

Ensino–aprendizagem. Língua materna. Variação linguística.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos