12. Seja mais claro: estudos dos implícitos na sala de aula

Autores

  • CARVALHO, Ilenilde de Sousa Cruz (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir acerca das informações implícitas nos variados tipos e gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano da Educação Básica pública em Imperatriz-MA. Além do objetivo específico de verificar as atividades presentes na obra Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, 9º ano, de Ormundo e Siniscalchi (2018), que abordam o estudo dos implícitos, corpus desse estudo, este trabalho objetiva confrontar o fenômeno semântico implícito do livro didático selecionado e sua relação com a BNCC (2018), avaliar criticamente o livro didático no que se refere ao tratamento dado ao estudo dos implícitos, divulgar a pesquisa por meio de participações em Congressos e Eventos científicos, e a publicação de artigo. Buscamos aporte teórico em Bechara (2004), Ferrarezi Jr (2008), Castilho (2016), Ilari (2019), entre outros. Este estudo constitui-se de pesquisa documental e adota-se como procedimento metodológico a abordagem qualitativa. Com efeito, justifica-se a seleção da obra visto que tem a chancela do PNLD/MEC, considerada aprovada após passar pelo crivo de especialistas e analisada sob diversos critérios e, consequentemente, adequada ao público-alvo a que se destina. Assim, por ser de total importância para construção de inferências crítico-reflexivo do aluno, sugerimos algumas atividades para se trabalhar os implícitos em sala de aula, com o apoio de Livro Didático de Língua Portuguesa.

Palavras-chave:

Implícitos. Livro Didático. Semântica da língua portuguesa.

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Publicado

08-05-2023

Edição

Seção

Artigos