11. Se liga na semântica: ambiguidade na sala de aula

Autores

  • SILVA, Raquel do Nascimento (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo geral refletir acerca da abordagem do fenômeno da ambiguidade no livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano da Educação Básica pública em Imperatriz-MA. Para tanto, foi realizado o estudo teórico de Marques (1996), Duarte (2003), Bechara (2009), Ilari (2011), Cançado (2012), Gomes e Mendes (2018), Henriques (2018) e Polguère (2018). O corpus trata-se do livro didático Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de Wilton Ormundo, e Cristiane Siniscalchi (2018), e justifica-se esta seleção em virtude de ter a aprovação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para uso no ciclo 2020 a 2023. Além disso, foi adotado em escolas públicas do município de Imperatriz-MA, que é um dos 22 municípios que fazem parte da área de abrangência da UEMASUL. O procedimento metodológico adotado foi a abordagem qualitativa, com base em pesquisa documental. Os resultados indicam que as atividades expostas exploram o sentido das palavras e a sua função na comunicação, além dos conteúdos trabalhados na unidade a que cada atividade se refere. A respeito do fenômeno ambiguidade, percebe-se que as questões que tratam este assunto de forma explícita fazem apenas uma menção sem aprofundar o conteúdo, porém, os textos usados nestas atividades possibilitam que o professor explore o fenômeno com mais profundidade em sala de aula.

Palavras-chave:

Ambiguidade. Ensino Fundamental. Semântica da Língua Portuguesa.

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Publicado

08-05-2023

Edição

Seção

Artigos