109. Uma abordagem semântica sobre o estudo das expressões idiomáticas na sala de aula

Autores

  • ARAGÃO, Elany Mirian da Silva dos Santos (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     O estudo tem como objetivo geral refletir acerca da significação e mudanças de sentidos em textos do livro didático de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. E, entre os objetivos específicos: analisar a significação e mudanças de sentidos presentes nas expressões idiomáticas, em textos literários e não literários do livro didático do Ensino Fundamental. O corpus é constituído pelo livro didático de Língua Portuguesa “Singular & plural”, de Balthasar e Goulart (2018), do 6º ano, adotado em uma escola da rede pública de ensino. A pesquisa é qualitativa e documental, e seu embasamento teórico em Semântica tem como expoentes Ferrarezi Junior (2019) e Ilari (2019). Nesse sentido, o estudo possibilita a discussão sobre como ocorre e como o professor pode melhor mediar o processo de ensino para os alunos de escolas públicas. Esta pesquisa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, vinculada à Linha de Pesquisa em Linguagem, Memória e Ensino, do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA. A pesquisa tem como resultado a identificação de expressões idiomáticas no gênero “crônica” presente no livro didático.

Palavras-chave:

Expressões idiomáticas. Língua portuguesa. Livro didático.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos