08. O ensino de Língua Inglesa no Brasil: estratégias e desafios

Autores

  • TERRAZAS, Ane do Nascimento Parente Morhy (IFPA)
  • ALMEIDA, Núbia Régia de (IFPA)
  • MORAES FILHO, Moacir José de Almeida (IFPA)
  • AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de (UFRA)

Resumo

   Trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório que visa desenvolver e discutir as relações existentes no ensino de segunda língua, envolvendo os aspectos socioculturais, linguísticos, sociolinguísticos, a relação professor-aluno, assim como o que condiz a aquisição de uma segunda língua, as estratégias, a aplicabilidade e a realidade de sua prática realizado com base em quatro publicações relacionadas ao tema proposto. Foram coletados três artigos e um trabalho de conclusão de curso sobre o tema, independente das instituições de ensino (de origem pública ou privada). A análise dos artigos foi realizada mediante o auxílio do software IRAMUTEQ versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3. A análise foi feita em 2 etapas: análise de similitude e nuvem de palavras.

Palavras-chave:

Língua Inglesa. Interculturalidade. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

Downloads

Publicado

26-08-2023

Edição

Seção

Artigos