06. Multiletramentos, letramento digital e multimodalidade: conceitos e abordagens

Autores

  • SOUZA NUNES, Lucas Flávio (UESC)
  • ALVES, Nilson Roberto de Novaes (UESB)
  • ALVES, Rosana Ferreira (UESB)

Resumo

     Este artigo tem por objetivo refletir sobre conceitos e abordagens das temáticas Multiletramentos, Letramento Digital (LD) e Multimodalidade Textual (MT). Nessa esteira, além de apresentar brevemente suas acepções, verificamos como essas temáticas têm sido percebidas e desenvolvidas no contexto de aprendizagem de línguas, mais especificamente, de Língua Portuguesa. Com isso, pretende-se contribuir, mesmo que infimamente, para compreensão e caracterização de alguns conceitos que são básicos para práticas pedagógicas inovadoras. Para tanto, recorremos a pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada sobre Multiletramentos, mais especificamente sobre LD e MT, a saber: Soares, (2004); Borba e Aragão, (2012); Rojo e Moura, (2012); Coscarelli, (2014 e 2016) e Ribeiro, (2016).

Palavras-chave:

Ensino. Letramento Digital. Multiletramentos.

Downloads

Publicado

26-08-2023

Edição

Seção

Artigos