08. O anúncio publicitário como ferramenta de multiletramentos em sala de aula

Autores

  • ALVES RIBEIRO, Júlio Cesar (FFP-UERJ)
  • BOTELHO, José Mario (FFP-UERJ)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral fomentar práticas de leitura, que vão além da codificação, que induza o aluno a compreender e a interpretar os sentidos do texto a partir de elementos linguísticos, imagéticos e extralinguísticos. Para isso, pretendemos analisar a linguagem publicitária em ação e sua dinâmica argumentativa para convencer e\ou persuadir, visando desenvolver no aprendiz o letramento crítico e o reconhecimento de elementos enunciativo-discursivos para uma leitura proficiente. Assim, desvencilhando-se do modelo tradicional de ensino da língua portuguesa, em que as palavras e as estruturas linguísticas eram tomadas isoladamente, e não, num contexto, acreditamos num ensino de certos aspectos gramaticais a partir de uma visão pragmática, tendo como escopo textos publicitários.

Palavras-chave:

Ensino. Multiletramentos. Linguagem publicitária.

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Publicado

08-12-2023

Edição

Seção

Artigos