10. O ensino de latim em contexto de formação de professores de Língua Portuguesa

Autores

  • GRIZOSTE, Weberson Fernandes (UEA)

Resumo

     Este ensaio traz uma reflexão crítica sobre o ensino de latim na formação acadêmica de professores de língua portuguesa a partir de manuais preparados para alunos de estudos clássicos. É que estes manuais, perfeitos para o estudo do latim, não observam com minúcia as especificidades que mais interessam a um futuro professor de português: as relações objetivas entre as duas línguas. Assim, este estudo propõe a inserção de elementos de linguística românica comparada que observem fenômenos de evolução fonológica, morfológica, sintática e lexical nas principais línguas românicas, especialmente o português; a preocupação com a forma de introdução do aluno ao mundo clássico a par de lições de gramática latina e de tradução dos textos clássicos. Dessa forma, o futuro professor de português conhecerá não apenas a língua clássica, mas também a sua contribuição efetiva, para além de ter exercitado o seu senso estético e a observação das leis sintáticas nos exercícios de tradução. Antes que se diga mais, não se trata de abandonar o ensino de gramática latina, mas de explorar as particularidades do latim que mais importam na formação de um professor de português.

Palavras-chave:

Latim. Método. Português.

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Publicado

05-05-2021

Edição

Seção

Artigos