12. Políticas linguísticas no Brasil: o ensino de Língua Espanhola e suas implicações para o processo de formação integral do ser

Autores

  • VENTURA, Jademilson Borges (UESB)
  • ALVES, Nilson Roberto Novaes (UESB)

Resumo

     Este artigo busca com seu tema: Políticas Linguísticas no Brasil: o ensino de língua espanhola e suas implicações para o processo de formação integral do ser, recuperar dados e informações sobre o ensino de língua estrangeira na história da política linguística no Brasil, verificando as implicações destas para discentes da Rede Pública, buscando nos documentos oficiais os motivos pelos quais o ensino de Língua espanhola é apresentado de forma optativa nas Redes de ensino. Dessa forma, gerar dados para área de estudos da linguagem, especificamente para Linguística Aplicada e discutir que a não inclusão do Espanhol na Rede Pública, como disciplina, ainda que optativa, implica, ao aluno, prejuízos quanto a opção de língua estrangeira no Enxame Nacional do Ensino Médio (ENEM)/vestibular e vida profissional futura. A abordagem adotada é qualitativa focada na pesquisa documental.

Palavras-chave:

Educação Básica. Língua española. Políticas públicas.

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Publicado

05-05-2021

Edição

Seção

Artigos