14. Uma abordagem pragmática do ensino de gramática no 9º ano do Ensino Fundamental: “professora, por que devo aprender isso”?

Autores

  • SILVA, Tânia Benedita Fortunato (UNEB)

Resumo

O trabalho visa à reflexão dos estudos científicos da Linguística Aplicada, do questionamento de uma aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II e das nossas inquietações como professoras de Língua Portuguesa sobre as possibilidades de um ensino de língua pautado nos avanços da Linguística e na ampliação da competência comunicativa dos educandos. Essas reflexões propõem um repensar das práticas de ensino desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental II. Para isso, nos ancoramos no arcabouço teórico de estudiosos da língua, tais como: Bagno (2012), Possenti (2010), Antunes (2003), Travaglia (2001), nos PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e no livro didático: Viver juntos: Português do Ensino Fundamental II (9º ano) organizado por Edições SM (2015), sendo este último o corpus que ancorou este artigo, no qual constatamos alguns avanços. Não obstante, prevalece a ênfase para a gramática normativa repleta de nomenclaturas, o que é refutado pelos teóricos estudados aqui.

Palavras-chave:

Ensino. Gramática. Pragmática.

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Publicado

05-05-2021

Edição

Seção

Artigos