05. A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos

Autores

  • PEEL, Misleine Andrade Ferreira (UBI-Pt)
  • BEITES, Patrícia Damas (UBI-Pt)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFNT)

Resumo

     A filosofia dos afetos pensada por Espinosa e por Deleuze pode nos ajudar a entender como os erros afetam a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento integral de nossos aprendizes. Propomo-nos a pensar nas diferenças existentes entre a errância que acontece na aprendizagem da matemática e a que acontece no aprendizado da língua portuguesa: acreditamos que os erros oriundos de experimentações matemáticas podem causar mais afetos negativos do que os oriundos de experimentações linguístico-gramaticais, visto que muitos dos linguistas tratam esses acontecimentos como desvios da norma padrão e não mais como desacertos; já na matemática, os erros são sistematizados quase sempre como desacertos, e, por isso, dependendo da imagem que temos deles, podem provocar uma diminuição da potência de agir e de existir. A metodologia utilizada foi a cartográfica com revisão de literatura. Percebemos, a partir de nossa pesquisa, que uma nova conceituação do erro é essencial para que seja possível ter um bom encontro com o saber.

Palavras-chave:

Afetos. Aprendizagem. Errância.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos