15. Um estudo comparativo do substantivo em quatro fases

Autores

  • FRAGUAS, Marcela Martins de Melo (UERJ)

Resumo

     Este trabalho propõe um estudo acerca do conceito de substantivo e de suas classificações com base na análise de quatro gramáticas da língua portuguesa – Grammatica philosophica da língua portuguesa (1871), de Jeronimo Soares Barbosa, Grammatica secundaria e Grammatica historica da língua portugueza (1964), de Manuel Said Ali, Gramática normativa da língua portuguesa (2019), de Rocha Lima, e a Gramática do português brasileiro (2019), de Ataliba T. de Castilho – a fim de se observar como se construiu o pensamento acerca dessa categoria gramatical segundo a visão de diferentes estudiosos e em diferentes épocas. A motivação para o estudo em questão surgiu da percepção de como as definições são apresentadas em livros didáticos de português destinados à Educação Básica. Neles, os substantivos são classificados em primitivos/ derivados, simples/compostos, comuns/próprios, concretos/abstratos e coletivos. Assim, julgou-se necessária a busca de um estudo comparativo que ampliasse o entendimento sobre a origem dessas nomenclaturas e de sua descrição gramatical.

Palavras-chave:

Gramática. Substantivo. Estudo comparativo.

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Publicado

01-08-2020

Edição

Seção

Artigos