11. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: impactos da extinção do PNBE nas políticas de formação de leitores

Autores

  • BARROS, Leicijane da Silva (UFT)
  • SANTOS, Janete da Silva dos (UFT)

Resumo

     O objetivo desse estudo é discutir os impactos da extinção do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à formação de leitores, através da análise das contribuições do Programa Nacional Biblioteca da Escola para a execução de um dos maiores programas de alfabetização implantados no Brasil, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva, com abordagem qualitativa, em que são analisados documentos oficiais do Ministério da Educação e obras de autores que abordam a temática, como Cinara Dias Custódio (2000), Isabel Cristina Gomes Soares (2002) e Regina Zilberman (2017). As reflexões apresentadas nessa pesquisa apontam para um quadro de retrocesso e incerteza quanto ao futuro das políticas públicas de valorização e incentivo à leitura, responsáveis por promover a leitura literária como instrumento de ampliação de conhecimentos e aperfeiçoamento de práticas pedagógicas entre os educadores.

Palavras-chave:

PNAIC. PNBE. Políticas públicas de formação de leitores.

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Publicado

01-08-2020

Edição

Seção

Artigos