10. O ensino de língua portuguesa ligado ao contexto real de produção

Autores

  • GOULART, Josiane de Almeida Gonçalves (UEMS)

Resumo

     Uma realidade vivenciada por muitos professores que ensinam língua, em especial a língua portuguesa, têm se tornado algo bem desafiador, pois muitos ainda insistem em um ensino voltado ao tradicionalismo, ao objetivo do ensino de regras gramaticais. Nessa perspectiva, o que é repassado em sala de aula foge à realidade dos alunos, uma vez que não veem a teoria ligada à sua realidade, tornando, assim, um ensino desconectado das suas realidades. Ao contrário desse contexto de ensino, estão os postulados de Saussure, que vê a língua como algo ligado ao social, ao dia a dia. O teórico pondera que a língua é construída pela interação dos indivíduos pertencentes a uma sociedade. Vê a língua como um signo linguístico, construído pela união do sentido/conceito com a imagem acústica, isto é, surge nessa interação o significado e o significante. Partir do entendimento teórico do que seja língua e ligá-lo a sua prática, resultará em um ensino muito mais contextualizado e significativo. Este estudo tem a finalidade de resgatar os postulados do mestre Saussure como fundamento para o estudo da língua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que permite reunir informações advindas das principais teorias que norteiam um trabalho científico, a qual, certamente, subsidiráa construção da investigação proposta. Teóricos como: Antunes (2007); Fiorin (2017); Perini (2006); Saussure (2012[1916], fundamentam esta explanação. As leituras que ora realizamos proporcionaram uma reflexão sobre o ensino da língua, considerando suas variações, bem como o seu uso de acordo com as intenções comunicativas dos discentes.

Palavras-chave:

Ensino produtivo. Língua portuguesa. Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

01-08-2020

Edição

Seção

Artigos